Solução - Hotel

O objetivo principal do sistema solar destina-se ao aquecimento de água quente para uso doméstico . O tamanho do sistema solar foi calculado para fornecer todas as necessidades de água quente nos meses de verão, assumindo a ocupação total do hotel.

Como a ocupação é variável, sobretudo em pequenos hotéis, torna-se necessário fornecer outras soluções para o aproveitamento do excesso de energia solar .

Por exemplo e como indicado no esquema acima, o excesso de energia solar pode ser utilizada para o aquecimento dos quartos durante os meses de inverno e para o aquecimento da água da piscina durante o verão. Uma estratégia de controlo simples pode automatizar este processo de aquecimento, se a água quente armazenada no interior do cilindro subir acima de uma certa temperatura.

Consumo de água quente

Tendo em conta um estudo feito em 2012 e tendo como amostra pequenos hotéis classificados como 3 estrelas, conclui-se que o consumo médio de água quente por quarto representa 7 % do custo do aluguel de um quarto.

Custo para gerar água quente

Providenciamos o financiamento total da instalação solar por um período de 10 anos, tendo como parceiro o banco "Santander Totta". Verificando-se logo no 1º ano uma redução para metade dos valores pagos pela água quente mesmo incluindo os custos mensais com o financiamento.

Tomando como exemplo um pequeno hotel com apenas 11 quartos e com uma ocupação total durante os meses de verão, estimam-se potenciais poupanças financeiras de €390.000 (após a amortização do investimento) ao longo da vida do sistema solar, que podem ser tratados como potenciais ganhos adicionais.

Para um download automático do projeto do HOTEL (acima referido)

Faça o download automático do projeto do hotel acima referido, que inclui todo o conceito, custos do sistema e das poupanças financeiras.